O carnaval em Minas Gerais ganhou popularidade nos últimos anos e o governo do estado espera um aumento de 10% no número de foliões em 2025. Só na capital, Belo Horizonte, a expectativa é de 6 milhões de pessoas, calcula a prefeitura.
Os fabricantes da bebida Xeque Mate acompanharam esse crescimento de perto, até porque a festa foi um impulso importante para o negócio, criado por uma dupla de universitários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Prestes a completar dez anos, a mistura enlatada de rum, mate, guaraná e limão já é um ‘hit‘ em outros carnavais pelo Brasil e até patrocina blocos. A Xeque Mate Bebidas também está atenta às movimentações de concorrentes no mercado de drinques prontos para beber e não pretende ficar parada.
A empresa abasteceu o mercado brasileiro com 6 milhões de latas de Xeque Mate para todo o período carnavalesco deste ano, incluindo pré-carnaval, o carnaval em si e até o pós. É 1 milhão de latas a mais do que o mesmo período do ano passado e um salto de seis vezes em relação a 2023.
Naquele ano, muitas cidades sediaram o carnaval pela primeira vez depois da pandemia e a bebida começou a ganhar mais popularidade fora da folia mineira, especialmente em São Paulo, onde os volumes, hoje, já são bem parecidos com os de BH, segundo Alex Freire, um dos sócio-fundadores da Xeque Mate Bebidas.
O empresário destaca a importância do vendedor ambulante para a estratégia da Xeque Mate, por ‘vender aquilo que o público quer comprar‘, enfatizando que, independentemente dos patrocínios, o carnaval é uma festa de rua.
A empresa também está patrocinando blocos de rua pelo segundo ano consecutivo, escolhendo os que têm mais engajamento. Além disso, lançou uma colaboração de moda com a Baw Clothing, estampando o nome da bebida em peças da coleção Ritmo da Rua.
A consultoria Nielsen estima que a categoria ‘ready to drink’ deve crescer significativamente no mercado de bebidas alcoólicas, movimentando bilhões até 2030. A Xeque Mate Bebidas, com cerca de 200 funcionários, planeja fechar 2025 com 40 milhões de unidades vendidas, expandindo sua capacidade de produção e mantendo-se independente diante do assédio das grandes empresas.
A empresa também promete uma nova mistura para seu portfólio, incluindo uma versão zero álcool do Xeque Mate. Outras marcas, como Lambe Lambe, Gingibre e Xá de Cana, seguem a trajetória de sucesso da Xeque Mate, impulsionadas pelo carnaval e pela popularidade nas redes sociais.