A confiança dos consumidores nos Estados Unidos se deteriorou no ritmo mais acentuado em 3 anos e meio em fevereiro, com as expectativas de inflação em 12 meses aumentando em meio a preocupações de que as tarifas sobre importações elevarão os preços para as famílias.
O Conference Board informou nesta terça-feira que seu índice de confiança do consumidor caiu 7 pontos, a maior queda desde agosto de 2021, para 98,3 neste mês. Economistas consultados pela Reuters previam que o índice cairia, mas apenas para 102,5. A terceira queda mensal consecutiva levou o índice para a parte inferior da faixa que prevalece desde 2022.
A média das expectativas de inflação para daqui 12 meses saltou de 5,2% para 6% em fevereiro. “As referências à inflação e aos preços em geral continuam no topo do ranking nas respostas escritas, mas o foco mudou para outros tópicos,” disse Stephanie Guichard, economista sênior de indicadores globais do Conference Board. “Houve um aumento acentuado nas menções ao comércio e às tarifas, voltando a um nível não visto desde 2019. Mais notavelmente, os comentários sobre o atual governo e suas políticas dominaram as respostas.”