A Microsoft vai desligar o serviço de comunicação Skype em 5 de maio depois de duas décadas de operações que redefiniram como as pessoas conversam pela internet. A companhia alegou que o encerramento do Skype vai ajudar a empresa a se dedicar ao Teams, simplificando suas ofertas de comunicação.
Fundada em 2003, as chamadas de áudio e vídeo baratas da Skype desestruturaram o setor de telefonia fixa, mas nos últimos anos, a plataforma teve dificuldades para competir com rivais mais fáceis de usar e confiáveis, como Zoom e Slack. O declínio do Skype ocorreu em parte devido à tecnologia desatualizada para smartphones, segundo a Microsoft. A transição para o Teams permitirá que os usuários migrem suas conversas e contatos.
O Skype se junta a outros serviços abandonados pela Microsoft, como Internet Explorer e Windows Phone. A Microsoft não revelou quantos usuários serão afetados. Desde a aquisição em 2011, o número de usuários mensais do Skype caiu drasticamente. Saiba mais sobre os riscos e desafios econômicos dessa decisão.