O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descontinuou uma equipe de funcionários públicos especialistas em tecnologia que ajudaram a construir o serviço gratuito de declaração de impostos da Receita Federal Interna (IRS) e reformularam sites em todo o governo. Conforme revelado em um e-mail enviado aos servidores, no comunicado endereçado aos funcionários da Administração de Serviços Gerais (GSA) dos EUA, o diretor de Serviços de Transformação Tecnológica, Thomas Shedd, classificou o time, conhecido como 18F, como “não crítico”.
Uma fonte da GSA informou que aproximadamente 90 membros da equipe 18F tiveram seus acessos bloqueados de forma imediata. Criada em 2014, durante a gestão do ex-presidente Barack Obama, a equipe 18F foi designada para auxiliar agências federais na melhoria de seus serviços digitais, focando na acessibilidade dos sites federais, na modernização tecnológica, no aprimoramento do acesso a dados e na otimização da experiência do usuário.
Elon Musk, líder da equipe do Departamento de Eficiência Governamental do governo Trump, conhecido como Doge, reagiu a críticas ao 18F, referindo-se a eles como um “escritório de computadores de extrema-esquerda do governo” e mencionando que o grupo foi “deletado”. Apesar disso, o serviço gratuito de declaração de impostos da IRS permanece ativo.