Quem vai levar o Oscar de Melhor Filme neste ano? O brasileiro “Ainda Estou Aqui” tem chances de trazer a primeira estatueta de Filme em Língua Estrangeira para o país? E Fernanda Torres, ganha a estatueta de Melhor Atriz? Além dessas dúvidas, há muitos detalhes sobre a história da premiação e sobre os indicados neste ano.
A 97ª cerimônia do Oscar será realizada a partir das 21h (horário de Brasília) neste domingo, 2 de março, no Dolby Theatre de Los Angeles. Nos EUA, a premiação será transmitida pela rede ABC e pela plataforma de streaming Hulu. Os brasileiros vão poder assistir pela TV Globo e pelo canal por assinatura TNT, além do streaming da Max.
Veja abaixo alguns detalhes do prêmio:
- Por que o nome “Oscar”? Embora exista controvérsia a respeito da história, a estátua careca que pesa cerca de 3,8 kg e mede menos de 35 centímetros ganhou esse apelido ainda nos anos 1930.
- Onde o troféu é fabricado? Em 2015, após décadas, a Academia quis retornar ao processo original de moldes de cera e bronze fundido por razões de tradição e qualidade.
- Quando custa um Oscar? Uma estatueta pode atingir números estratosféricos se for colocada em leilões, mas esses prêmios precisam ser bem antigos.
- Cerimônia cara: Segundo dados da WalletHub, o custo total da cerimônia realizada no Dolby Theatre, em Los Angeles, girou em torno de US$ 57 milhões neste ano.
- Audiência: Embora seja um assunto com forte engajamento em redes sociais, a audiência da cerimônia do Oscar vem cambaleando há anos, pelo menos em termos domésticos.
- Bilheteria: Se for feita uma comparação com a audiência dos 10 indicados a Melhor Filme deste ano com os do ano passado, 2025 pode ser considerado bem mais fraco. Os blockbusters “Wicked” e “Duna 2” foram bem neste ano, mas comparados aos sucessos anteriores, a bilheteria total de “Ainda Estou Aqui” bateu em US$ 27 milhões nesta semana.