O índice Dow Jones Brazil Titans 20 ADR (BR20) tem alta de 2,45%, aos 16.351,11 pontos nos Estados Unidos, e o ETF EWZ avança 1,68%, cotado a US$ 24,52, nas primeiras negociações desta manhã de segunda (03). As bolsas dos EUA, por sua vez, operam mistas, com alta para Dow Jones, de 0,22%, queda na Nasdaq, de 0,25% e estabilidade para S&P 500, às 11h50 (horário de Brasília).
O dia é de folga na B3, devido à emenda do feriado de Carnaval, mas nos EUA os recibos de ações de empresas brasileiras são negociados normalmente.
O BR20 reúne os ADRs (American Depositary Receipts) das principais companhias do Brasil, e o EWZ é principal ETF (Exchange Trade Fund) brasileiro negociado no mercado americano. Ele replica o índice MSCI Brazil.
Dentre os principais ADRs brasileiros em alta no início do pregão, estão Bradesco (+3,85%) e Gerdau (+3,53%). A maioria dos ADRs brasileiros opera no campo positivo, com exceção da Azul, que perde 0,54%. A Vale ganha 2,33%, em sessão de queda suave do minério de ferro. Os contratos da commodity encerraram o dia com perda de –0,76% na Dalian, da China.
Os principais indicadores nesta segunda-feira de agenda esvaziada são os PMIs, tanto aqui do Brasil quanto da Europa e dos EUA. Na Europa, a desaceleração de longa data no setor industrial da zona do euro mostrou mais sinais de abrandamento no mês passado, com a demanda caindo no ritmo mais lento em quase três anos, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) final do setor industrial da zona do euro, compilado pela S&P Global, saltou para 47,6 em fevereiro, acima da estimativa preliminar de 47,3 e mais próximo da marca de 50 que separa crescimento da contração.
Na China, divulgação do Caixin aconteceu durante a madrugada e mostrou aumento na produção. O indicador ficou em 50,8, acima dos 50 necessários para demonstração de expansão na indústria.
As bolsas europeias operam em alta na manhã desta segunda-feira, 3, após reunião de líderes da Europa neste fim de semana, em busca do acordo de paz entre Rússia e Ucrânia.
Os preços do petróleo operam em leve alta, acompanhando desenrolar das negociações de paz sobre a Ucrânia. Nesta segunda, o presidente Donald Trump, em meio a posts sobre a guerra entre o país e a Rússia, mencionou ‘uma terça grandiosa’, sem dar mais detalhes do tema. Analistas especulam se anúncios esperados amanhã tem relação com tarifas ou a guerra.