As novas tarifas de 25% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as importações do México e do Canadá entraram em vigor na terça-feira (4), juntamente com novas taxas sobre os produtos chineses, desencadeando guerras comerciais que podem afetar o crescimento econômico e aumentar os preços para os norte-americanos, que ainda sofrem com anos de inflação alta.
As medidas, que podem afetar quase US$ 2,2 trilhões em comércio anual, foram tomadas depois que Trump declarou que os três principais parceiros comerciais dos EUA não fizeram o suficiente para conter o fluxo de fentanil e seus precursores químicos para os EUA. Trump afirmou que outras tarifas serão aplicadas em 2 de abril, incluindo ‘tarifas recíprocas’ e ações não tarifárias destinadas a equilibrar anos de desequilíbrios comerciais.
As tarifas já estão provocando aumentos de preços nos EUA, contrariando a promessa eleitoral de Trump de reduzir o custo de vida dos norte-americanos. Empresas como Target e Best Buy alertaram sobre possíveis aumentos de preços em produtos importados. A economista-chefe da Nationwide Mutual, Kathy Bostjancic, estima que as tarifas podem levar a um aumento anual significativo no custo dos produtos para as famílias.
A China e outros países responderam de forma desafiadora às medidas de Trump, prometendo lutar contra as tarifas impostas. As consequências das guerras comerciais de Trump podem ter impactos duradouros na economia global.