O presidente Donald Trump impôs e depois adiou nesta semana novas tarifas sobre produtos importados do México, Canadá e China, arriscando uma guerra comercial prejudicial.
Os três países respondem por mais de um terço dos produtos trazidos para os Estados Unidos. Os Estados Unidos não viam tantas tarifas há quase 100 anos, quando a Lei Tarifária Smoot-Hawley ajudou a aprofundar a Grande Depressão, dizem os historiadores.
Trump argumenta que as tarifas podem ajudar as fábricas dos EUA e aumentar a receita do governo. Mas suas ações recentes também abalaram as relações diplomáticas com os maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos, derrubaram os mercados e provocaram retaliações contra produtos dos EUA.
Uma tarifa é uma sobretaxa do governo sobre produtos importados de outros países. Entender as tarifas significa entender como a manufatura, o comércio e as cadeias de suprimentos funcionam – e como os custos aumentam ao longo do caminho.
As tarifas são pagas diretamente pelas empresas que importam mercadorias para um país. O custo das tarifas pode ser repassado dependendo de como as empresas e os países reagem.
As tarifas de Trump têm como alvo países que são grandes fornecedores de uma ampla variedade de produtos para os Estados Unidos. Descubra como as tarifas de Trump sobre produtos importados podem criar oportunidades e impactos positivos no mercado financeiro e comercial. Saiba quem realmente paga por essas tarifas e como elas funcionam.