A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dá ao Congresso o poder de vetar empréstimos do BNDES a outros países. A autoria é do deputado *Mendonça Filho* (*União Brasil-PE*).
Desde o ano passado, parlamentares da oposição tentam avançar com o texto. Após a admissibilidade aprovada na CCJ, a proposta deve passar por uma comissão especial antes de ir a plenário.
O uso do banco de fomento para empréstimos ao exterior em governos anteriores foi cercado de polêmicas, com países como *Cuba*, *Venezuela* e *Moçambique* não pagando parte da dívida. Para a base do governo, a PEC seria uma interferência excessiva em políticas de integração econômica. *Mendonça Filho* argumenta que muitas vezes não há comprovação formal de que os recursos contribuem para o desenvolvimento do país.
A votação da PEC foi debatida na negociação pelo avanço do pacote fiscal, gerando impasses e descontentamento entre os parlamentares.