O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a lançar a Missão 5 da Nova Indústria Brasil (NIB), um plano ambicioso para turbinar a indústria brasileira. Durante o 2º Seminário Nacional de Política Industrial, Alckmin fez piadas sobre a “Missão 5”, que promete bioeconomia, descarbonização e segurança energética para as futuras gerações.
Alckmin brincou dizendo que o governo está sendo pressionado a fazer “haraquiri político”, mas que a bola agora está com o Congresso. Ele ainda destacou os investimentos atraídos pela Missão 1, relacionada a cadeias agroindustriais sustentáveis, com um toque de humor.
Além disso, Alckmin mencionou a importância da regulação do carbono de forma “planetária” e fez um trocadilho sobre não usar o meio ambiente como protecionismo. Sem mencionar nomes, Lula falou sobre os desafios herdados e celebrou os resultados do PIB, com uma pitada de ironia sobre o crescimento em tempos difíceis.
Em meio a guerras, geopolítica e pós-Covid, Alckmin ressaltou o bom momento do PIB, enfatizando que crescer 3% hoje equivale a mais de 4% em outros tempos.