O Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira, ganhando fôlego na parte da tarde, ultrapassando os 130 mil pontos momentaneamente, com a Petrobras entre os principais suportes devido ao avanço dos preços do petróleo no exterior. O alívio nas taxas dos contratos de DI de prazos mais longos endossou o viés positivo na bolsa paulista, com agentes financeiros aguardando a divulgação da decisão de política monetária do Banco Central.
O índice encerrou com elevação de 1,06%, atingindo 129.593,31 pontos, com volume financeiro de 29,2 bilhões de reais. Notícias sobre o estado de saúde do presidente Lula continuam sendo monitoradas, enquanto a B3 registra entrada líquida de capital externo em ações brasileiras em dezembro. Após o fechamento do mercado, o Banco Central anunciou a elevação da Selic em 1 ponto percentual, prevendo mais duas altas equivalentes.
No cenário externo, dados sobre os preços ao consumidor nos EUA reforçaram previsões de corte de juros pelo Federal Reserve. Em Nova York, o S&P 500 e o Nasdaq fecharam em alta, mas o Dow Jones cedeu. Destaques incluem Petrobras, Itaú Unibanco, TOTVS, Hapvida, Vale, Ambev e CSN.