Apesar dos desmentidos oficiais da Receita Federal e do Ministério da Fazenda, a preocupação sobre uma suposta taxação sobre as transferências feitas via Pix entrou, definitivamente, na ordem do dia, se tornando um assunto debatido no cotidiano dos brasileiros.
Os dados de uma pesquisa divulgada pela consultoria de negócios Timelens revelam que a suposta taxação do Pix foi o tema mais discutido nas redes sociais, seguido por notícias falsas e críticas a figuras políticas.
A predominância de sentimentos negativos sobre o Pix nas redes sociais também foi destacada, com 72% das menções nesse viés.
Um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira viralizou, gerando debates sobre a possibilidade de taxação futura do Pix.
As mudanças na fiscalização de transações financeiras pela Receita Federal, que entraram em vigor recentemente, também foram abordadas, gerando controvérsias e desinformação.
O Ministério da Fazenda e autoridades negaram as alegações de taxação do Pix, enfatizando a importância da fiscalização para combater crimes financeiros.