Kiev (Reuters) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, espera que a Europa e os Estados Unidos participem de quaisquer negociações sobre o fim da guerra do país com a Rússia, disse neste sábado.
Em coletiva de imprensa com a presidente da Moldávia, Maia Sandu, Zelensky afirmou que a Ucrânia também precisa estar envolvida em qualquer debate sobre o fim do conflito, para que tais conversas tenham qualquer impacto significativo.
Zelensky disse crer que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, possa encerrar a guerra, mas apenas se envolver a Ucrânia nas negociações.
Durante sua campanha, Trump prometeu encerrar a guerra em 24 horas após assumir o cargo, mas seus assessores afirmaram desde então que um acordo pode demorar meses.
Na sexta-feira, Putin afirmou que gostaria de se encontrar com Trump para falar sobre a Ucrânia. Ele citou um decreto de 2022, editado por Zelensky e que prevê a proibição de negociações com Putin, como uma barreira ao acordo.
Zelensky afirmou que a Ucrânia está pronta para oferecer carvão à Moldávia, que passa por uma crise energética depois de o fluxo de gás russo, por meio da Ucrânia, ter sido interrompido no começo deste mês.
A região da Transnístria, na Moldávia, está sofrendo o impacto da crise energética após perder seu suprimento de gás, alertando que em breve seus estoques estarão esgotados.
Zelensky disse que a Ucrânia pode fornecer carvão suficiente para a Moldávia ou para a Transnístria resolverem os problemas de energia, derrubando os preços da eletricidade em 30%.