Um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas que caíram no estado de São Paulo neste sábado, 1, provocou o descarrilamento de um trem da CPTM na Linha 7-Rubi, perto da estação Botujuru, em Campo Limpo, na região metropolitana.
O trem estava iniciando a operação, ainda sem passageiros. O maquinista foi encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e passa bem.
A equipe de manutenção tenta retirar a composição do local, o que paralisa a circulação entre as estações Francisco Morato e Botujuru. O trecho entre Franco da Rocha e Francisco Morato foi liberado para circulação às 10h55.
O deslizamento foi ocasionado pelas fortes chuvas que caíram nesta madrugada no estado de São Paulo.
Na capital, a Marginal Tietê, uma das principais vias da cidade, amanheceu com alagamentos intransitáveis em diversos pontos, em ambos os sentidos, na manhã deste sábado, 1º de fevereiro.
Conforme o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), ao todo são oito pontos de alagamento em pistas da Marginal Tietê.
A Prefeitura de São Paulo decretou estado de atenção para alagamentos nesta sexta, com alerta severo para chuva – emitido novamente no sistema broadcast da Defesa Civil do Estado, que envia notificação aos celulares que estão no perímetro de risco.
Volume de chuva em janeiro: Mesmo com as fortes chuvas que atingiram a capital e a região metropolitana de São Paulo, o mês de janeiro foi encerrado, na capital paulista, com volume pluviométrico de 228,7 milímetros (mm) de chuva, 11,1% abaixo dos 257,3 mm esperados. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura, a média histórica para fevereiro é de 217,8 mm.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para este domingo é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As trovoadas deverão continuar pelo menos até quarta-feira (4).
(Com Agência Brasil)