O destaque da agenda econômica brasileira será a divulgação nesta terça-feira (10) do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro, às 9h, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA, principal indicador da inflação no Brasil, é acompanhado de perto pelo mercado financeiro porque influencia diretamente as expectativas sobre a política monetária do Banco Central e a trajetória da taxa Selic.
Na cena política, segundo boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido na madrugada desta terça-feira a uma craniotomia, cirurgia para drenagem de um hematoma no crânio decorrência do acidente domiciliar que sofreu em outubro. Lula foi levado à unidade do hospital em Brasília com dor de cabeça e uma ressonância realizada no local detectou uma hemorragia craniana. O presidente foi então transferido para a unidade do hospital em São Paulo e submetido à craniotomia. De acordo com boletim médico, Lula encontra-se bem, sob monitoramento em leito de UTI.
Nos Estados Unidos, às 10h30, serão divulgados os custos unitários de mão de obra e a produtividade no terceiro trimestre, dados que ajudam a medir pressões inflacionárias no mercado de trabalho e são considerados pelo Federal Reserve para ajustes na política de juros. Às 14h, será publicado o Relatório Agrícola Global Wasde, elaborado pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), que apresenta projeções detalhadas sobre a oferta e demanda de produtos agrícolas e pode impactar os preços das commodities no mercado global.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia hoje sua reunião de dois dias sobre os rumos da política monetária no Brasil. Além disso, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) sabatina os nomes indicados por Lula para diretorias do Banco Central, e o senador Eduardo Braga apresenta seu parecer sobre a reforma tributária, propondo manter a alíquota média do IBS e da CBS em 26,5% e sugerindo mudanças nos descontos de alíquotas para o setor imobiliário.
Confira as últimas notícias que movimentam a economia nacional e internacional.