O Amazon MGM Studios conquistou o controle criativo da franquia de filmes James Bond ao estabelecer uma nova joint venture com os antigos responsáveis pela série, Michael Wilson e Barbara Broccoli. O acordo abre caminho para que a Amazon.com Inc. amplie a presença do icônico espião britânico tanto nos cinemas quanto em sua plataforma de streaming, Prime Video, após anos de impasse com os herdeiros da franquia. Broccoli, produtora de cinema e teatro, e seu meio-irmão Wilson permanecerão como co-proprietários do negócio, segundo um comunicado anunciando o acordo. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.
Este marco representa o fim do controle absoluto da família Broccoli sobre a franquia, que remonta ao pai de Barbara, Albert “Cubby” Broccoli, um dos produtores originais dos filmes de James Bond. Desde o lançamento de Dr. No em 1963, os filmes de 007 acumularam quase US$ 8 bilhões em bilheteria global. Wilson expressou sua gratidão em sua longa carreira na produção de filmes de James Bond, mencionando sua saída para se dedicar a projetos artísticos e filantrópicos, enquanto Barbara e ele concordam que é hora da Amazon MGM Studios levar James Bond adiante.
A Amazon finalizou a aquisição do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 2022 por US$ 8,5 bilhões, visando expandir seu catálogo de streaming. Com a posse da MGM, a Amazon obteve os direitos de distribuição de todos os filmes de James Bond, consolidando seu domínio sobre a franquia. O futuro da série, indefinido desde o último filme estrelado por Daniel Craig, No Time to Die, ganha um novo rumo com essa parceria estratégica.