Com a retomada das negociações após o Carnaval, notícias dos Estados Unidos devem ser acompanhadas de perto por investidores. Se as tarifas anunciadas por Donald Trump e que entraram em vigor só na última terça-feira já mexeram com mercados na segunda, a expectativa é que continuem trazendo volatilidade.
Nesta quarta-feira, cabe destacar, a Bolsa brasileira voltará a operar na Quarta-feira de Cinzas em um pregão reduzido, passando a operar a partir das 13h (horário de Brasília).
Na segunda, o índice dos principais ADRs brasileiros – o Brazil Titans 20 – negociado em Nova York, registrou leve variação positiva de 0,09% e na terça queda de 0,56%, em recuperação após ter caído cerca de 2% nas mínimas do dia. Os dois primeiros dias da semana foram de fortes baixas para as principais bolsas mundiais, com os desdobramentos para o mercado depois que o presidente dos EUA Donald Trump anunciou o início das tarifas de 25% sobre o Canadá e o México no fim da tarde de segunda e de 20% para a China.
Trump, por sinal, discursou por 100 minutos no Congresso dos EUA na noite da última terça, abordando medidas implementadas em seu governo, relações internacionais e políticas comerciais. Durante a sessão, houve protestos de parlamentares democratas e menções a temas como economia, imigração e segurança nacional – e também ao Brasil. Na agenda da semana, dados do mercado de trabalho serão destaque após divulgações de PMI nos EUA e no Brasil. Por aqui, o grande destaque fica para a sexta (7), com os dados do PIB do quarto trimestre.