A confiança do consumidor na Alemanha para o mês de março registrou uma piora, contrariando as expectativas de uma ligeira melhora, já que as famílias estão atentas à situação econômica e política na maior economia da Europa.
O índice de confiança do consumidor caiu para -24,7 pontos, de um valor ligeiramente revisado de -22,6 pontos no mês anterior, contrariando as previsões de aumento.
Os analistas do DZ Bank previram que o pessimismo poderia ser atenuado pela perspectiva de mudanças políticas após a eleição recente. No entanto, a formação de um governo e a aprovação do orçamento são cruciais para tranquilizar as famílias e estimular o consumo.
Com a economia alemã encolhendo pelo segundo ano consecutivo e poucos sinais de recuperação, os desafios econômicos persistem, impactando a disposição das famílias para gastar e investir.
A incerteza política e econômica, juntamente com a insatisfação com a política, contribuem para a queda na confiança do consumidor e nas perspectivas de renda, indicando um cenário desafiador para a economia alemã.