David Lebryk, o servidor de mais alto escalão do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, deixará o cargo após um confronto com aliados do bilionário Elon Musk sobre o acesso a um sistema de pagamentos, informou o jornal The Washington Post.
A reportagem revelou que Lebryk e os representantes de Musk entraram em conflito sobre o acesso a um sistema usado para pagar mais de 6 trilhões de dólares por ano em benefícios da Seguridade Social e do programa Medicare, bem como salários, pagamentos de contratos governamentais e restituições de impostos. A busca de acesso ao sistema de pagamentos pela equipe ligada a Musk, encarregada de trazer eficiência para o governo, levanta sérios riscos e desafios econômicos.
Os representantes do Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês) e do Departamento do Tesouro não se pronunciaram imediatamente sobre o assunto. A saída de Lebryk, que serviu por várias décadas em cargos não políticos, traz incertezas para o cenário econômico. A confirmação de Scott Bessent como secretário do Tesouro também impacta o mercado financeiro.