O senador Sérgio Moro afirmou que as críticas sobre o uso de algemas nos brasileiros deportados dos Estados Unidos são uma cortina de fumaça para esconder o suposto “fracasso” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Moro considera um “exagero” nos casos daqueles que não são condenados, mas ressalta que a prática não é nova e continuará.
Os brasileiros deportados relataram cenas de violência e maus-tratos durante o voo. A aeronave teve problemas técnicos e parou em Manaus, sendo o restante da viagem feito em um voo da Força Aérea Brasileira, com as algemas sendo retiradas por determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Brasil chegou a pedir ao governo americano que os brasileiros não fossem algemados em voos em setembro de 2021. O uso indiscriminado de algemas viola os termos do acordo com os EUA.
Moro também comentou sobre a situação na Colômbia, onde o presidente Gustavo Petro recusou a entrada de deportados dos EUA, resultando em sanções econômicas e diplomáticas de Trump. Saiba mais sobre os riscos e desafios econômicos envolvidos.