O novo sistema de alertas de desastres de grande perigo da Defesa Civil Nacional entrou em operação, oferecendo proteção imediata nos estados das regiões Sul e Sudeste. O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso.
Os alertas são disparados para a população em área com cobertura de rede 4G ou 5G e com risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e outras situações. As pessoas não precisam fazer cadastro prévio para receber as informações de autoproteção, ele será automático. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade das Defesas Civis de estados e municípios.
Em uma situação de previsão crítica de desastre, esses órgãos poderão enviar o Defesa Civil Alerta para a população na área de risco potencial. O objetivo da tecnologia é complementar as outras ferramentas de alertas de emergência disponíveis para prevenção e diminuir os impactos causados por desastres, avisando e orientando as pessoas em localidades com risco iminente.
O Defesa Civil Alerta foi criado em parceria com o Ministério das Comunicações, a Anatel e quatro grandes operadoras de telefonia móvel. Para desastres de menor intensidade, outros mecanismos como SMS, TV por assinatura, WhatsApp e Google permanecem vigentes.
Um alerta de demonstração foi enviado para 36 municípios do Rio Grande do Sul e Belo Horizonte (MG) para mostrar a funcionalidade da ferramenta. Após um projeto-piloto em 11 municípios brasileiros, 87% das pessoas avaliaram positivamente o novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional.