O deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) foi reeleito para a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) em uma decisão polêmica. A reeleição de Lupion, que irá de 2025 a 2027, foi aprovada em uma reunião semanal da frente, após uma mudança estatutária que permitiu sua recondução.
Anteriormente, o regimento interno da FPA previa apenas um mandato único de dois anos para o presidente da mesa diretora, mas a alteração estatutária possibilitou a permanência de Lupion no cargo. O deputado, conhecido por sua oposição ao governo Lula, está à frente da FPA desde março de 2023.
Desde 2023, a bancada da agropecuária tem se destacado no Congresso com a aprovação de projetos relacionados a temas importantes para o setor, como o marco legal para defensivos agrícolas, marco temporal para demarcação de terras indígenas e lei do autocontrole. Além disso, atuou na isenção de impostos para alimentos na cesta básica na reforma tributária.
Além da recondução de Lupion, o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) foi reeleito para a vice-presidência da frente na Câmara dos Deputados, e a senadora Tereza Cristina (PP-MS) assumirá a vice-presidência no Senado. Luiz Nishimori (PSD-PR) e Jaime Bagattoli (PL-RO) ocuparão os cargos de 2º vice-presidente na Câmara e no Senado, respectivamente. A nova mesa diretora da FPA tomará posse em março de 2025.