Os deputados Lindbergh Farias (PT-RJ), Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Rogério Correia (PT-MG) apresentaram representações à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por ‘lesa-pátria’ e suposta conspiração com autoridades dos Estados Unidos contra o governo brasileiro. Eles solicitam a investigação criminal do parlamentar e a apreensão de seu passaporte.
Segundo as representações, Eduardo estaria promovendo retaliações internacionais contra o Brasil e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, além de articular sanções estrangeiras para pressionar a Justiça brasileira no julgamento de seu pai, Jair Bolsonaro (PL), investigado por tentativa de golpe de Estado. A ofensiva ocorre após viagens de Eduardo aos EUA, onde teria se reunido com congressistas republicanos e pressionado por medidas contrárias às decisões do STF.
Paralelamente, o PT protocolou uma representação na Comissão de Ética da Câmara solicitando a cassação do mandato de Eduardo por quebra de decoro parlamentar, impedindo sua nomeação como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Creden).