A secretária de Comunidades Brasileiras no Exterior e Assuntos Consulares e Jurídicos do Itamaraty, Márcia Loureiro, convocou o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar, para uma reunião sobre o tratamento dado aos cidadãos brasileiros deportados no último sábado (25).
Os deportados chegaram em Manaus em um voo fretado pelo governo americano. Os brasileiros relataram ter sido *algemados* e tratados de forma inadequada durante o trajeto. Segundo os relatos, os brasileiros enfrentaram agressões, dificuldades para utilizar o banheiro e a falta de alimentação durante o voo.
A convocação do diplomata americano aconteceu após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler Mauro Vieira. Entre as alternativas consideradas estavam a intervenção da Embaixada do Brasil em Washington ou um contato direto entre Vieira e o novo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Atualmente, a embaixada americana no Brasil é liderada por Gabriel Escobar, uma vez que a embaixadora Elizabeth Bagley, indicada pelo ex-presidente Joe Biden, já deixou o país.