O dólar está operando em baixa em relação ao real, mas sustentando ganhos no mercado internacional. Investidores reagem a novos dados do mercado de trabalho dos EUA e às declarações do ministro da Fazenda, *Fernando Haddad*, que prevê a aprovação do pacote fiscal no Congresso ainda este ano.
No exterior, os dados da ADP mostram a geração de 146.000 empregos no setor privado dos EUA em novembro. Confira a cotação em tempo real: Às 12h30, o dólar à vista cai 0,12%, a 6,049 reais na venda, enquanto na B3 a moeda para janeiro sobe 0,14%, atingindo 6,0690 reais.
O Banco Central vendeu todos os 15.000 contratos de swap cambial tradicional ofertados em leilão de rolagem. Após a divulgação dos números, o dólar demonstrou volatilidade tanto no exterior quanto no Brasil, oscilando perto da estabilidade. Os dados da ADP antecedem o relatório do mercado de trabalho *payroll*, na sexta-feira, bastante aguardado pelo mercado.
*Haddad* destacou a importância de distinguir o setor de intermediação financeira do mercado financeiro, afirmando que o pacote do governo está sendo subestimado. Ele ressaltou que o mercado tem legitimidade para criticar, mas que o cenário é mais positivo do que aparenta.