O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, prometeu fazer desregulação para os bancos e que o governo americano está empenhado em reduzir as taxas de juros. Ele também criticou a China, afirmando que o modelo de exportação do país asiático é ‘inaceitável’. ‘Estamos determinados a reduzir as taxas de juros’, disse Bessent em entrevista na manhã desta terça-feira, 4, à rede de TV Fox News.
O secretário disse que os bancos vão voltar a emprestar e o governo de Donald Trump vai continuar ganhando a confiança de pequenos negócios. ‘A inflação está desacelerando, mas ainda não de volta na área da meta do Federal Reserve’, afirmou.
Em dia que Trump prometeu adotar tarifas no Canadá e México, Bessent falou da China, dizendo que os fabricantes exportadores da China vão ‘absorver as tarifas’. A China, disse ele, está no meio de uma crise financeira agora. ‘Vamos reequilibrar a economia, vamos trazer os empregos no setor de manufatura fabricantes de volta para a casa’, afirmou quando perguntado dos efeitos negativos das tarifas nos mercados com a queda ontem das bolsas americanas.
O secretário do Tesouro também falou da política de energia de Trump. ‘Os mercados entendem o plano de Trump para a dominância energética’, disse ele, ressaltando que os EUA devem se tornar um importante exportador de energia (petróleo e gás).