Os gastos com construção nos EUA caíram inesperadamente em janeiro, puxados por um declínio nos gastos com construção de casas multifamiliares. O Departamento de Comércio informou que houve uma queda de 0,2% nos gastos com construção, após um aumento não revisado de 0,5% em dezembro.
Economistas consultados esperavam que os gastos ficassem inalterados, mas houve um aumento de 3,3% em uma base anual em janeiro.
Os gastos com projetos de construção privada e residencial tiveram variações, com destaque para o aumento de 0,6% nos gastos com novos projetos unifamiliares. As taxas hipotecárias mais altas e a iminência de tarifas de importação adicionais sobre a madeira serrada são apontadas como restrições ao setor.
Além disso, o mercado enfrenta um excesso de oferta de casas não vendidas e uma demanda fraca. Os investimentos em estruturas privadas não residenciais permaneceram estáveis, enquanto os gastos com projetos de construção pública tiveram um aumento de 0,1%, com variações nos gastos dos governos estaduais, municipais e federais.