O governo do presidente Donald Trump instruiu os promotores federais a investigar criminalmente as autoridades estaduais e locais que tentarem resistir aos seus esforços relacionados à imigração, de acordo com um memorando para a equipe do Departamento de Justiça.
O memorando sinaliza uma postura agressiva do Departamento de Justiça em relação às políticas de imigração linha-dura de Trump e aumenta a perspectiva de acusações criminais para aqueles que possam interferir.
As autoridades estaduais e locais que resistirem ou obstruírem a aplicação da lei de imigração poderão ser acusadas de acordo com as leis federais que proíbem a fraude contra os Estados Unidos ou o abrigo de imigrantes ilegais.
Além disso, o memorando restabeleceu uma política que orienta os promotores a acusar crimes de imigração que poderiam resultar em pena de morte ou sentenças mínimas obrigatórias.
Bove, vice-procurador-geral interino, afirmou que a diretriz visa fazer cumprir os decretos assinados por Trump sobre imigração ilegal e destacou a responsabilidade do Departamento de Justiça em defender a Constituição e executar as políticas eleitas pelo povo americano.