Jerome Powell, o chair do Federal Reserve, surpreendeu a todos nesta quarta-feira com seu bom humor peculiar ao falar sobre a ‘chair sombra’ e anunciar uma postura mais cautelosa em relação aos cortes de juros nos Estados Unidos.
Em um evento do New York Times, Powell brincou dizendo que não teme a presença de um ‘chair sombra’ no Fed, afirmando que essa ideia não está em discussão.
Além disso, Powell destacou que, devido ao desempenho econômico melhor do que o esperado, o Fed pode se dar ao luxo de ser mais cuidoso na trajetória dos cortes na taxa de juros. Com a economia mais forte do que o previsto e uma inflação um pouco acima das expectativas, Powell ressaltou a importância de encontrar a neutralidade na política de juros.
A expectativa dos mercados para a próxima reunião do Fed, que ocorre neste mês, é de mais um corte na taxa básica. Powell também expressou sua esperança em manter um bom relacionamento com o futuro secretário do Tesouro, independentemente de quem seja nomeado pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump.