O ano de 2025 começou com um cenário econômico tão confuso que até o investidor está se perguntando onde colocar seu dinheiro. O InfoMoney reuniu uma turma de especialistas em economia e investimentos para trazer um pouco de humor e clareza nesse mar de incertezas. Vamos conferir as pérolas que esses gênios soltaram no evento ‘Onde Investir 2025’.
Marcos Lisboa, o economista que não tem papas na língua, afirmou que o mercado exagerou tanto no otimismo que agora está exagerando no pessimismo. Parece que os economistas e agentes financeiros jogaram as contas de escanteio e se deram mal. Lisboa comparou a situação a um jogo de futebol em que o time errou tantos gols que a torcida ficou mais frustrada que o esperado.
Dario Durigan, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, soltou uma pérola ao dizer que a inflação não está vindo por conta do impulso fiscal do Governo Federal, mas sim por fatores como a sazonalidade e a catástrofe do Rio Grande do Sul na safra de cereais. Parece que até a natureza está dando uma forcinha para bagunçar as contas.
Rodrigo Azevedo, ex-diretor do Banco Central e gestor da Ibiuna Investimentos, declarou que o arcabouço fiscal deixou de ser uma boa estratégia à luz do cenário que mudou. Ele comparou a situação a tentar encaixar peças de quebra-cabeça em um cenário que mudou completamente, e agora é hora de reconhecer a situação e mudar a estratégia.
Paulo Leme, chairman do Comitê Global de Alocação da XP Advisory, soltou uma bomba ao dizer que as notícias não são boas e que a mistura de políticas de Trump é a pior possível para emergentes. Parece que o novo governo Trump está trazendo mais confusão do que solução, com promessas de barreiras tarifárias e uma política protecionista que está deixando todo mundo de cabelo em pé.
Em meio a tantas opiniões engraçadas e perspicazes, uma coisa é certa: investir em 2025 vai exigir mais do que sorte, vai exigir um bom senso de humor!