O ouro futuro fechou em alta nesta quinta-feira, renovando recorde de fechamento, com investidores buscando o ativo seguro em meio às incertezas com as políticas tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump. O metal dourado também é apoiado pelo arrefecimento do dólar no exterior e dos juros dos Treasuries. O ouro para fevereiro fechou em alta de 1,92%, atingindo US$ 2.823,00 por onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex).
Na máxima do dia, a commodity chegou a bater US$ 2.828,00 por onça-troy, maior valor desde outubro de 2024. Apesar dos comentários do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, sugerirem taxas de juros mais altas por mais tempo, a reação dos rendimentos de Treasuries foi silenciosa, favorecendo os preços do ouro, segundo Ricardo Evangelista, da ActivTrades. O ganho do ouro como porto seguro reflete as preocupações dos investidores com as políticas protecionistas de Trump.
Uma tarifa de 25% sobre o México, Canadá e outras sobre a China devem entrar em vigor. A volta do republicano ao poder aumentará a demanda por ouro em 2025, afirmam analistas do MUFG, que esperam uma série de choques inflacionários. O ouro teve um forte início de ano, subindo 7,75% até o momento, e deve avançar mais com a nova administração dos EUA. Com informações da Dow Jones Newswires.