Uma startup de dados de inteligência artificial, a Turing, revelou que sua receita triplicou para 300 milhões de dólares no ano passado, alcançando a lucratividade. Com clientes de peso como OpenAI, Google, Anthropic e Meta, a empresa foi avaliada em 1,1 bilhão de dólares em 2021.
A demanda por instrutores humanos especializados tem impulsionado o crescimento da Turing e de concorrentes como a Scale AI, avaliada em 14 bilhões de dólares. A empresa afirma ter acesso a mais de 4 milhões de especialistas humanos, como desenvolvedores de software e cientistas com doutorado, para rotular dados de IA.
Embora os custos sejam altos, com anotações complexas custando centenas de dólares e modelos avançados exigindo milhões de anotações, a necessidade de dados humanos especializados é crucial para o avanço dos modelos de IA. A Turing e empresas semelhantes desempenham um papel fundamental ao suprir o déficit de dados e tornar os modelos de IA mais inteligentes, especialmente quando os laboratórios atingem a ‘parede de dados’.