O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou planos ambiciosos para impulsionar a economia do país, afirmando que a imposição de tarifas para bens importados poderá gerar bilhões e até trilhões de dólares para o Tesouro norte-americano.
Em uma participação virtual no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, Trump também mencionou sua intenção de exigir uma redução imediata nas taxas de juros, alegando que suas políticas contribuiriam para a diminuição dos preços do petróleo e, consequentemente, da inflação.
O presidente destacou que o aumento da produção de petróleo exerceria pressão descendente sobre os custos da energia, beneficiando a economia como um todo. As taxas de juros, em grande parte determinadas pelos mercados financeiros e pelas políticas do Federal Reserve (Fed), têm sido alvo de atenção de Trump, que busca influenciar diretamente nesse aspecto para estimular o crescimento econômico.
Sua relação controversa com o presidente do Fed, Jerome Powell, tem sido marcada por discordâncias em relação às taxas de juros, com Trump defendendo uma postura mais baixa para impulsionar a economia. Saiba mais sobre as medidas de Trump para impulsionar a economia americana e os possíveis impactos nos mercados financeiros.