Ross Ulbricht, conhecido como o criador de um site na deep web que vendia drogas ilegais, passaportes roubados e equipamentos para hackers, foi perdoado pelo presidente Donald Trump. Em uma reviravolta surpreendente, Trump justificou o perdão em homenagem à mãe de Ulbricht e ao Movimento Libertário, que o apoiou. A medida recebeu elogios do partido Libertário, defensor da legalização das drogas, que há muito tempo pressionava pela liberação de Ulbricht, criticando o excesso de poder do governo.
Ulbricht, condenado à prisão perpétua em 2015 por ser o dono do Silk Road, um site utilizado por traficantes de drogas, foi acusado de ganhar milhões em comissões. Ele utilizou o Bitcoin para facilitar transações ilegais e uma rede especial para ocultar identidades.
Após a sentença, Ulbricht expressou arrependimento e buscou a liberação, trabalhando para superar vícios e entender o dano causado. Trump, em uma decisão controversa, concedeu o perdão total e incondicional a Ulbricht, chamando aqueles que o condenaram de ‘escória’.