A Vale assinou um acordo com a Comissão Real de Jubail e Yanbu para reservar terreno e instalar um ‘mega hub’ na cidade industrial de Ras Al-Khair, na Arábia Saudita.
O projeto, que será desenvolvido em duas fases, tem potencial para produzir até 12 milhões de toneladas por ano de briquetes de minério de ferro, um produto com menor emissão de CO2 em comparação com as pelotas.
A mineradora destacou que o megahub em Ras Al-Khair faz parte de sua estratégia de desenvolver ecossistemas integrados de siderurgia nos principais mercados.
Além disso, a Vale já possui projetos semelhantes em Omã e Emirados Árabes Unidos, e a instalação na Arábia Saudita atuará como um facilitador regional de aço verde, fornecendo minério de ferro de alta qualidade e promovendo a colaboração entre a Vale, produtores de aço e outros players industriais.
Rogério Nogueira, vice-presidente executivo Comercial e de Novos Negócios da Vale, afirmou que o acordo representa o primeiro passo da empresa para remodelar o futuro da indústria siderúrgica no Oriente Médio.