O Vanguard Group concordou em pagar mais de US$ 106 milhões (R$ 644 milhões) para encerrar as acusações da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) de que fez declarações enganosas sobre distribuições de ganhos de capital e consequências fiscais para investidores de varejo que mantinham fundos de pensão de data-alvo populares em contas tributáveis.
A SEC alega que, devido à redução do investimento inicial mínimo para seus Fundos de Pensão Institucional Target em dezembro de 2020, um fundo de pensão diferente da Vanguard teve que vender ativos com ganhos, resultando em distribuições de ganhos de capital e responsabilidades fiscais maiores para os investidores de varejo.
Corey Schuster, chefe da unidade de gestão de ativos da SEC, enfatizou a importância de informações precisas sobre ganhos de capital e implicações fiscais para os investidores. O acordo será distribuído aos investidores afetados por meio de um Fundo Justo, conforme anunciado pela SEC. A Vanguard expressou seu compromisso em apoiar os investidores e poupadores de aposentadoria, destacando a importância de servir com opções de investimento de qualidade.